terça-feira, 30 de setembro de 2008

"O Vegetarianismo e os Direitos dos Animais" (Palestra)

Teve lugar hoje, pelas 18:30, na Casa da Horta, a palestra "O Vegetarianismo e os Direitos dos Animais", orientada pelo núcleo do Porto da Acção Animal.
Após uma breve introdução feita com base na legislação promulgada pela UNESCO em 1978, relativa aos direitos dos animais, foi mostrado o vídeo "O que tem realmente no seu prato?" , "(...) que mostra imagens filmadas sob disfarce por investigadores da ANIMAL em unidades agro-pecuárias dos distritos de Lisboa e de Leiria em Setembro de Outubro de 2006 (...)," como é referida na descrição do vídeo em www.tvanimal.org.
Após a visualização do filme, revelador em relação à realidade da indústria animal em Portugal, apelou-se à análise de um anúncio publicitário sobre leite e outros lacticínios biológicos, estabelecendo-se assim o contraste entre a realidade da indústria (revelada no documentário "O que tem realmente no seu prato?") e o que passa para o público consumidor dos produtos (através da publicidade).
O debate foi curto e não tão produtivo como gostaríamos, mas esperamos ter, pelo menos, alertado para algumas realidades e apresentado um forte argumento a favor da defesa do bem-estar animal e do vegetarianismo.

(Agradecemos à ANIMAL a cedência do filme, essencial para a promoção deste debate. Para visualizar o filme, clique aqui.)

Nenhum comentário: