sábado, 14 de junho de 2008

Testes de medicamentos em animais_Notícia do DN

O DN Online publica hoje, dia 14 de Junho, uma notícia sobre um estudo, em desenvolvimento na Universidade Nova de Lisboa, que procura alternativas aos testes de medicamentos, habitualmente efectuados em animais. O estudo em curso pretende provar a viabilidade da utilização da cultura de células estaminais humanas em vez de animais para este tipo de testes:

«Desenvolver modelos alternativos à utilização de animais, capazes de fornecer resultados fiáveis, através da cultura de células é o objectivo de um estudo que reúne investigadores portugueses e outros parceiros europeus. "Os fármacos antes de chegarem ao mercado passam por uma série de ensaios. Parte desses ensaios são feitos em animais", explica Paula Alves, directora do Laboratório de Tecnologia de Células Animais (LTCA), do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), da Universidade Nova de Lisboa. "O que pretendemos com este estudo é fazer a substituição dos animais", refere.»

Podem ler o artigo completo aqui.

Obrigado Paula Alves e investigadores envolvidos neste projecto por, apesar dos poucos recursos, mostrarem que é possível fazer-se ciência a favor da Vida Humana sem explorar a Vida Animal.

Nenhum comentário: